Representantes de 11 municípios da 9ª Região Tradicionalista vão compor o grupo de cavalarianos que buscará a chama crioula para a Semana Farroupilha deste ano. São integrantes de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Cruz Alta, Ibirubá, Nova Ramada, Pinhal Grande, Tupanciretã, 15 de Novembro e Panambi.
A geração da chama, para todo Rio Grande do Sul, acontecerá em Alegrete, no parque de exposições, sexta-feira desta semana. Já o repasse da centelha para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado e para três Regiões Tradicionalistas de Santa Catarina, ocorrerá sábado pela manhã.
O diretor de cavalgada da 9ª Região Tradicionalista, Élio Soares (foto), ressalta que os representantes da região de Ijuí vão se dirigir quinta-feira pela manhã para Alegrete. A ida para a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul será com veículos e os equinos embarcados. Já o retorno acontecerá através de cavalgada, ou seja, no lombo do cavalo. Élio Soares explica que o deslocamento de volta de Alegrete começará neste próximo sábado, com chegada em Panambi dia primeiro de setembro. Estão previstas 16 paradas ao longo dos 365 quilômetros de cavalgada para pernoite, alimentação e cuidado com os equinos. O descanso acontecerá em sedes de fazendas, CTGs e demais entidades.
Em 2024, a chama crioula para os festejos farroupilhas, dentre os 22 municípios da 9ª Região Tradicionalista, vai ficar em Panambi, após chegar de Alegrete. No dia 8 de setembro, na Cidade das Máquinas, haverá distribuição da centelha farroupilha para os municípios da 9ª Região Tradicionalista.
De Ijuí vão estar em Panambi em torno de 60 tradicionalistas que se deslocarão de volta para a Colmeia do Trabalho em cavalgada. A centelha crioula, em Ijuí, ficará no Grupo de Folclore Fogo de Chão, do bairro Assis Brasil, até 13 de setembro quando, no final da tarde, será transportada para a Praça da República para abertura da Semana Farroupilha. Na ocasião, as entidades tradicionalistas ijuienses vão receber a centelha do fogo crioulo para, após, começarem a programação da Semana Farroupilha, até 20 de setembro.