O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Corede) passou a constituir a Setorial do Idoso. Segundo o presidente do Conselho, professor Nelson Thesing, essa iniciativa é resultado do Projeto Qualificação de Pessoal e Aquisição de Material para Oficinas de Atividade Física e Mental para Idosos, eleito pela Consulta Popular 2021/2022 pelos 11 municípios do Corede, que oportunizou a formação profissional de mais de 400 pessoas, nos dias 20 de junho no Centro de Eventos, Campus da Unijuí em Ijuí e no dia 21 do mesmo mês, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi.
Assim, diante desta nova realidade, com a criação da Setorial, está sendo planejado uma Matriz de Políticas Públicas para os 11 municípios que constituem o Conselho.
Ainda segundo o presidente, também são planejados encontros para dar continuidade no Projeto Qualificação para os idosos, palestras de como cuidar melhor dos idosos, como trabalhar os benefícios e direitos do idoso, famílias acolhedoras para idosos.
No campo da infraestrutura foi apontado para fazer parte das Políticas Públicas um Centro “Dia” em cada município.
De acordo com Thesing, são os primeiros encaminhamentos para estabelecer uma Matriz de Políticas Públicas para o idoso. Ainda, a Setorial reforça que está acolhendo proposta para a ampliação de seu trabalho.