No dia 28 de agosto, a Expointer 2024 sediará o Fórum de Agricultura Sustentável e Regenerativa do Rio Grande do Sul, que reunirá produtores de diversas regiões do estado para compartilhar práticas já adotadas em seus sistemas de produção. O evento, promovido pelo Sebrae RS em parceria com o GAAS (Grupo de Agricultura Sustentável e Regenerativa), ocorrerá no auditório da Federacite, das 10h às 12h, com entrada gratuita.
O fórum tem como objetivo divulgar as boas práticas que estão sendo adotadas por produtores gaúchos de pequenas e grandes propriedades, localizadas em diferentes regiões do estado. Em um cenário global onde a sustentabilidade agrícola ganha cada vez mais relevância, o evento se apresenta como uma plataforma importante para a troca de conhecimentos e promoção de técnicas que minimizam o impacto ambiental.
Entre os produtores confirmados para o encontro estão Marcelino Meincke (Estrela/RS), Fauro Rocha (Santa Bárbara do Sul/RS), Jaderson Beutinger (Ijuí/RS), Rafael Rochemback de Ávila (Bagé/RS) e Pedro Henrique Bester Przybitowicz (Ijuí/RS).
Gabriela Bueno Luz e Eloisa Muxfeldt Arns, gestoras de projetos do agronegócio do Sebrae RS, destacam a importância do fórum para o futuro da agricultura no estado. “O fórum oferece uma oportunidade única para os produtores trocarem experiências e implementarem práticas que fazem a diferença no campo, unindo produtividade e sustentabilidade ambiental e econômica”, afirma Gabriela. “O Sebrae RS, por meio do Sebrae Agronegócio, está comprometido com os produtores rurais em alavancar o desenvolvimento de suas propriedades. Eventos como este debatem práticas agropecuárias já utilizadas e que marcam uma tendência na produção mundial de alimentos”, complementa Eloisa.
O evento abordará temas como o uso de bioinsumos, modelos regenerativos e sustentáveis, e a qualidade biológica, química e física do solo. Serão discutidas soluções locais e regionais, adaptadas aos insumos disponíveis, além de experiências e resultados em diferentes áreas, desde a integração lavoura-pecuária até a produção de leite e grãos. A expectativa é que as discussões não apenas facilitem a troca de experiências, mas também contribuam para a formulação de políticas públicas e práticas agrícolas mais sustentáveis em todo o estado.
A 47ª Expointer 2024 acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com o lema “Superar é da nossa natureza”, a feira traz um foco de retomada após as enchentes que atingiram o estado.