Busca rápidaX

Agroindústrias mudarão de local na Expofest Ijuí o que deverá reduzir participantes

19 de setembro de 2024

A área de agroindústrias passa por mudanças na Expofest Ijuí desse ano, cuja feira vai acontecer de 10 a 20 do próximo mês no parque Wanderley Burmann. A coordenação que antes, inclusive na antiga Expo-Ijuí/Fenadi, era feita pela Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agora fica a cargo da própria direção da Expofest. No entanto, existe expectativa de parceria com a secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, para que o Estado ajude no subsídio do custo de aluguel dos stands.

Além disso, as agroindústrias voltarão a funcionar no prédio ao lado da casa alemã, onde por muitos anos o setor atuou. Dessa maneira, o segmento não vai mais estar situado no pavilhão 5, imediações do parque de diversões.

Segundo o presidente da Expofest, Jonas Sala, a alteração de local visa auxiliar para que as pessoas não precisem ficar circulando pelo parque com as compras feitas na agricultura familiar. Isso porque, o imóvel onde ficarão as agroindústrias é próximo aos portões de saída do parque. Porém, a mudança vai reduzir o número de agroindústrias, visto que o espeço é menor. No pavilhão 5 eram mais de 50 agroindústrias e agora serão entre 20 e 30.

Jonas Sala disse para a RPI que existe estudo para tentar ampliar área para as agroindústrias, por exemplo, com redução do tamanho de cada stand no prédio ao lado da casa alemã ou estender para outro local.

Por outro lado, ainda existem vagas para participação de empresas na Expofest, especialmente na área do agronegócio, por exemplo, para exposição de máquinas agrícolas, equipamentos e insumos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí