Busca rápidaX


MANCHETES

Cisa de Ijuí é habilitado para autorizar funcionamento de agroindústrias de produtos de origem animal

23 de setembro de 2024

O Consórcio Intermunicipal de Saúde, com sede em Ijuí, está habilitado a emitir autorização para funcionamento de agroindústrias de produtos de origem animal, antes restrito ao Ministério da Agricultura. No dia 3 deste mês, o Cisa participou da assinatura do protocolo de intenções para integração ao SISBI- Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. O ato, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aconteceu em Salvador, capital da Bahia. O presidente do Cisa e prefeito de Chiapetta, Éder Both, esteve presente na programação.

Segundo Éder Both, a partir de agora o consórcio ijuiense pode fazer inspeção dos produtos de origem animal, fiscalização e dar suporte a fim de que os empreendimentos possam produzir e comercializar as mencionadas mercadorias. Com isso, os interessados não precisam se dirigir ao governo federal.

A medida vale para os 47 municípios de abrangência do Cisa. Por exemplo, uma agroindústria de Ijuí tem possibilidade de vender alimentos para qualquer um desses municípios integrantes do Cisa, caso obtenha a liberação intermediada pelo consórcio.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, o presidente do Cisa ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Éder Both destacou que o avanço é bastante importante, pois isso abre mais mercado para as agroindústrias, que não precisam ficar restritas ao município de origem para comercializar a produção, consequentemente, mais lucro e incentivo para que novos empreendimentos dessa natureza possam surgir. No entanto, para efetuar todo o mencionado processo, os produtores devem procurar, inicialmente, as prefeituras dos municípios onde residem, que fazem direcionamento ao Cisa.

Trata-se, por exemplo, de agroindústrias de queijo, salame, ovos, derivados de leite, peixe, carne, dentre outras. Com autorização do Cisa, sediado em Ijuí, para encaminhar essas liberações, outra vantagem é a redução de custos e mais agilidade para que agroindústrias recebam autorização de funcionamento.

No Progresso Rural de ontem pela manhã, Éder Both ainda esclareceu que agora o Cisa busca autorização para ter possibilidade de emitir liberação a fim de que as agroindústrias de Ijuí e região possam vender para todo o Brasil, o que deve ocorrer num prazo de três anos. O Progresso Rural vai ser reprisado hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Éder Both:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí