O trigo apresenta bom desenvolvimento dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. Levantamento semanal publicado ontem, aponta que 10,70% do cereal está em maturação, 50,40% em granação e o restante em floração.
Nas lavouras em maturação, os grãos estão bem formados. A pressão de doenças é baixa, com algumas plantas com sintomas de bacteriose. Nos pontos de acamamento da cultura se observa ataque de lagarta rosca.
Devido ao granizo da noite de terça-feira e madrugada de ontem, houve danos pontuais em lavouras de trigo de Ijuí, Coronel Barros, Augusto Pestana e Jóia. No geral, nesses municípios, os estragos não devem impactar no rendimento, exceto em casos particulares de algumas áreas. No entanto, em Panambi e Santa Bárbara do Sul ocorreram mais prejuízos pelo granizo e a Emater realiza levantamento.
A mesma consequência do granizo relatada nesses municípios, referente ao trigo, também aconteceu em outras culturas, como aveia e canola. No caso específico de Ijuí, e em relação ao trigo, o granizo danificou algumas plantas e espigas, mas não muito significativo. Menos de 10 por cento das áreas foram mais atingidas.