Busca rápidaX

MANCHETES

Abastecimento de água será normalizado após limpeza na captação do rio Potiribu, em Ijuí

23 de maio de 2024

Equipes da Corsan estão monitorando a situação no Rio Potiribu nesta quinta-feira, 23, para iniciar o trabalho de limpeza e manutenção no ponto de captação de água e normalizar o abastecimento em Ijuí. Devido ao grande volume de chuva, ainda não foi possível iniciar o serviço em segurança.

Foram afetados por interrupção no fornecimento de água os bairros Sol Nascente, Jardim, Modelo, Lambari, 15 de Novembro, Mundstok, Hamastron, Glória, Assis Brasil, São Geraldo, Morada do Sol, Pindorama, Getúlio Vargas, Luis Fogliato, Tomé de Souza, Alvorada, Universitário e Lulu Hilgenfritz. Ao longo do dia, toda a cidade poderá passar por desabastecimento.

O sistema será normalizado, gradualmente, após os reservatórios atingirem o nível necessário de água para acionar os motores, ainda sem previsão. O serviço é necessário para desobstruir os crivos – que atuam como um filtro de impurezas na bomba de captação – e estão dificultando o funcionamento dos motores. Devido ao grande volume de chuva nas últimas semanas, a estrutura ficou parcialmente trancada com pedras e galhos, comprometendo parte da operação e causando baixa vazão nos reservatórios que abastecem a cidade. Durante a madrugada desta quinta-feira, a Companhia realizou manobras operacionais na rede, que garantiram o abastecimento.

Prevenção ao desabastecimento

A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias nos locais em que o abastecimento está sendo restabelecido após interrupções necessárias para manutenção no sistema de abastecimento.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Corsan