Busca rápidaX


MANCHETES

Administração de Jóia analisa decretar situação de emergência devido aos prejuízos pelo excesso de chuva

17 de novembro de 2023

O prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima projeta decretar situação de emergência ou calamidade pública nos próximos dias em razão dos prejuízos causados pelo excesso de chuva, tanto na agricultura quanto nas estradas. Jóia é o maior município da região em extensão de estradas, e sofre gravemente com o excesso de chuva nos últimos 30 dias. Segundo o prefeito ainda não há como detalhar em números os prejuízos.

Em razão da instabilidade, os alunos também estão prejudicados, já que em muitas localidades o transporte escolar não consegue chegar. O mesmo acontece com o transporte do leite. Marangon comenta que o produtor, que já vinha sofrendo em razão do preço pago, agora mais uma vez é castigado, já que o caminhão nem consegue chegar até a localidade para transportar o produto. Além disso, muitas pessoas que moram no interior do município dependem do transporte público para suas consultas de saúde, situação que também está prejudicada.

Conforme lembra Adriano Marangon, a Secretaria de Agricultura há mais de um mês não consegue concluir nenhum trabalho de melhoria nas estradas do interior, devido a falta de sequência de dias de sol. Em relação aos prejuízos nas lavouras, Marangon lembra que muitos produtores nem conseguiram concluir a colheita do trigo, e quando o tempo colabora, as estradas não oferecem condições adequadas para o transporte do produto.

Fonte: RPI