Busca rápidaX


MANCHETES

Falta de chuva: Jóia investe na perfuração de poços e instalação de reservatórios

9 de dezembro de 2022

A administração de Jóia desenvolve ações para combater a falta de água que já prejudica o município. Em entrevista nesta manhã (09) o prefeito Adriano Marangon de Lima disse que Jóia ainda enfrenta as consequências causadas pela estiagem do ano passado, e que trabalha para evitar que novas situações se repitam, no entanto, algumas localidades já enfrentam sérios problemas.

Conforme citado em entrevista, algumas regiões do interior não receberam chuva ou o volume foi inferior aos 10 mm. Diante dessa situação, segundo Adriano, fica impossível fazer o plantio da soja, que é uma das principais atividades econômicas do município. Marangon lembra que Jóia é o sexto maior produtor de soja do Rio Grande do Sul, e o fato de que grande parte dos produtores não estão conseguindo fazer o plantio da oleaginosa preocupa a administração.

Além disso, a gestão teme o desabastecimento de água para consumo humano e por isso segue trabalhando na perfuração de poços e instalação de reservatórios maiores nas comunidades mais populosas do município. Somente nos últimos dez dias foram instalados dez reservatórios de 15, 20 e 30 mil litros de água. Além disso, em breve a administração vai licitar um reservatório de 50 mil litros para evitar o desabastecimento da população.

Fonte: RPI