Busca rápidaX


Agenda 21 debate crise climática

21 de junho de 2024

No último sábado, 15, o Fórum da Agenda 21 de Ijuí esteve reunido na Câmara de Vereadores para tratar sobre os desafios da crise climática e as estratégias de enfrentamento em âmbito municipal. Participaram do encontro os representantes das escolas municipais, SMEd (Secretaria Municipal de Educação), SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), CONSEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Câmara Municipal de Vereadores, AIPAN (Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural), SINPRO (Sindicato dos Professores do Ensino Privado), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, APAJU (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí), 36ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Sindicato dos Comerciários e pessoas da comunidade.

Primeiramente, o fórum assistiu a participação virtual de Tacius Fernandes, assessor de Participação Social e Diversidade do Ministério de Meio Ambiente e um dos coordenadores nacionais da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Tassius apresentou o tema da conferência neste ano, os seus objetivos e os períodos para realização em âmbito municipal, estadual e nacional.

Após, os vereadores Ubiratan Erthal e Adalberto Noronha falaram sobre o motivo do encontro e a necessidade urgente de dialogar sobre o tema. Dante Trindade, presidente do CONSEMA, relatou sobre a reunião do conselho ocorrida em 4 de junho, na qual foram discutidas medidas de mitigação, adaptação e respostas à crise climática pelos órgãos públicos municipais. Por último, o secretário adjunto de meio ambiente Nestor Tellier falou sobre as demandas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Encerrando o encontro, aconteceu um amplo debate com a participação dos membros do fórum, que fizeram importantes apontamentos a serem encaminhados ao Poder Executivo e Legislativo Municipal.

Fonte: RPI e Fórum da Agenda 21