O município de Ajuricaba enfrenta uma realidade de surto de dengue. Com 38 casos confirmados até esta quinta-feira, 31, com uma população de cerca de sete mil habitantes, a cidade já teve mais de 100 notificações e aproximadamente 50 casos ainda estão sendo investigados.
Diante disso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde atuam para tentar reduzir o avanço da doença no município, como cita o titular da pasta do município, Alison Sperotto.
“Superamos até o presente momento a pandemia causada pela Covid-19, sem termos casos positivos, mas, agora, temos esses casos em relação a dengue. Já em março já realizamos diversas ações no município visando orientar e sensibilizar as pessoas para eliminar qualquer foco de proliferação do mosquito transmissor da doença”, cita Sperotto.
Dos casos confirmados no município, 37 são de registros contraídos em Ajuricaba e um caso importado, conforme o secretário. Sperotto também reforça o cuidado a que as pessoas precisam ter para auxiliar a evitar a propagação da doença.
“Estamos fazendo um grande mutirão no município, em parceria com várias secretarias para intensificar as ações para eliminar todo e qualquer ponto ou objeto que possa acumular água. Por isso, pedimos também que toda a população faça sua parte, porque algumas vezes nós vemos a ‘grama do nosso vizinho’ e não cuidamos a nossa. Então, pedimos em nome do poder público de Ajuricaba, que cada um reforce os cuidados e reforce a ação em eliminar qualquer foco e possamos passar por essa situação sem perder o controle”, enfatiza o secretário.