Busca rápidaX


MANCHETES

Aldair Cossetin (o bombeiro) anuncia pré-candidatura a prefeito de Ijuí pelo PDT

14 de junho de 2024

O ex-vereador ijuiense, Aldair Luiz Cossetin, popularmente conhecido como bombeiro, anunciou, em entrevista à Rádio Progresso hoje (14), sua pré-candidatura a prefeito de Ijuí pelo PDT. Aldair já tem uma vasta trajetória na política, atuou como vereador em Ijuí de 2012 a 2016, e como secretário Adjunto de Agricultura. Em entrevista nesta manhã, detalhou sua trajetória. Nasceu no distrito de Salto, passou a infância e a juventude no meio rural e aos 12 anos mudou-se para a cidade de Ijuí, quando começou a trabalhar de garçom, residindo a partir daí no Bairro Osvaldo Aranha.

Poucos anos depois, aos 18, já formado em eletrotécnica pela Escola Técnica Estadual 25 de Julho, ingressou no Exército e ainda aos 18 anos prestou concurso para bombeiro, quando passou na primeira tentativa, área em que trabalhou por décadas, inclusive foi nomeado como 2° Sargento. Após ter concluído sua outra formação enquanto Policial Militar, atuou por muitos anos na segurança pública, possuindo diversas outras formações na área. O pré-candidato a prefeito também contabiliza diversos cursos relacionados a Defesa Civil, ramo em que atuou por décadas.

Aldair Luiz Cossetin é formado em Gestão Pública pela Unijuí, bacharel em Ciências Políticas pela Uninter, e se considera um grande defensor dos estudos e da qualificação profissional. Conhecido também pelo seu trabalho na agricultura, Aldair é apicultor e afirma que essa será mais uma das bandeiras que vai defender, já que sabe da importância de trazer o alimento ao consumidor da cidade e da necessidade de fomentar essa área.  Além disso, tem uma vasta relação com os bairros de Ijuí. Por sete vezes foi presidente do bairro Osvaldo Aranha, e há muitos anos integra a direção da UABI- União das Associações dos Bairros de Ijuí.

Como líder comunitário, o pré-candidato foi enfático ao afirmar que se eleito, vai trabalhar fortemente na criação de políticas públicas voltadas às pessoas menos favorecidas. “Eu que estou sempre em contato com os moradores dos bairros de Ijuí sei da carência de políticas públicas que favoreçam essas pessoas. Nós precisamos duma pessoa no Executivo que vá ao encontro dessa comunidade, que não fique apenas sentado no gabinete esperando as demandas chegarem”. Além disso, áreas como habitação, saneamento e meio ambiente precisam de atenção imediata, segundo ele.

Em entrevista nesta manhã, o apicultor também mencionou a falta de incentivo para que as crianças voltem a praticar atividades ao ao livre e diminuam o acesso ao celular. “Precisamos criar novos espaços públicos às nossas crianças, pracinhas com mais opções de lazer, esporte, cultura” menciona.

Aldair Cossetin também mencionou as precárias situações do interior de Ijuí, lembrando que essa é uma demanda permanente, constante, e que se eleito, vai trabalhar com foco na prevenção. “O melhor investimento é a prevenção. Principalmente no momento em que vivemos, em relação as questões climáticas, não podemos apenas corrigir problemas, mas sim trabalhar na prevenção, e isso se aplica para outras áreas também, como saúde, segurança pública, agricultura” afirma.

Sobre possíveis coligações partidárias, Aldair Cossetin disse que o partido está aberto ao diálogo e que a partir de agora o diretório vai ampliar os debates acerca do tema.

Ouça abaixo a entrevista: 

Fonte: RPI