Busca rápidaX


MANCHETES

Anac amplia número de voos semanais na Base Aérea de Canoas

11 de julho de 2024
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, nesta quarta-feira (10), a ampliação do número de voos comerciais na Base Aérea de Canoas. O intuito é aumentar a conectividade aérea no Rio Grande do Sul após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, interditado desde 3 de maio.

Com a autorização, o espaço da Aeronáutica em Canoas poderá receber em torno de 13 pousos e decolagens por dia, saindo de 49 para 87 voos por semana. Com isso, a expectativa é de que seja possível transportar até 35 mil passageiros semanalmente. Os novos horários serão concentrados à noite e madrugada, entre 21h e 7h30.

A previsão da Anac é de que a ampliação seja efetivada entre 10 e 15 dias, mas a data de início das novas operações depende ainda de ajustes na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas pela Concessionária Fraport Brasil, bem como da oferta de voos pelas companhias aéreas.

A aprovação seguiu as diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e foi viabilizada pela parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo aeródromo de Canoas, em coordenação com a Anac. Para permitir os novos voos, a infraestrutura do local também passou por melhorias.