Busca rápidaX


MANCHETES

Após nova reunião, comissão da Segurança Pública aguarda ação efetiva do Poder Público para diminuir problemas na Avenida das Nações

11 de junho de 2024

Na tarde de segunda-feira (10), a Comissão Especial de Segurança Pública se reuniu com moradores da Rua do Comércio, próxima ao campus da Unijuí, para discutir os transtornos, perturbações do sossego e poluição sonora que enfrentam, principalmente nos finais de semana. O secretário de Governo, Luis Fernando Valentini, também participou do encontro.

Durante a reunião, os moradores entregaram dois abaixo-assinados à Comissão, relatando os problemas constantes de perturbação e poluição sonora causados por som acústico, música ao vivo, gritarias e algazarras dentro e fora dos estabelecimentos, especialmente devido aos frequentadores que se aglomeram para consumir bebidas alcoólicas.

Outro ponto discutido foi a necessidade de uma fiscalização rigorosa em alguns alvarás de estabelecimentos, que podem estar operando de forma irregular conforme a atividade econômica permitida no local.

O presidente da Comissão Especial, Adalberto Noronha, fez um breve relato das reuniões anteriores, que também abordaram os mesmos problemas. Noronha sugeriu uma mudança drástica no código de posturas do município, proibindo o consumo de bebida alcoólica em via pública após determinado horário.

O secretário de Governo, Luis Fernando Valentini, informou que o Jurídico do Poder Executivo está avaliando algumas restrições a serem implantadas para amenizar os transtornos enfrentados pelos moradores da Rua do Comércio. Valentini destacou que o contrato da empresa de coleta de lixo foi renovado, intensificando a limpeza na área, e mencionou a instalação de 144 câmeras no município para identificar e coibir as pessoas que estão causando os problemas, especialmente em relação ao consumo e tráfico de drogas.

A Comissão agora aguarda a ação efetiva do Poder Público para resolver os problemas enfrentados pelos moradores, esperando a alteração ou criação de uma nova lei que introduza algum tipo de proibição eficaz.

A Comissão Especial é composta pelos vereadores Josias Pinheiro, Adalberto Noronha, Bira Erthal, Chico Ortiz e Marildo Kronbauer.

Fonte: Câmara de Vereadores de Ijuí