Busca rápidaX

MANCHETES

Após perder três vereadores, PDT de Ijuí anuncia novas filiações, inclusive de César Busnello

13 de março de 2024

A composição de bancadas na Câmara de Vereadores de Ijuí sofre representativa alteração, visto a saída de três vereadores do PDT. Paulo Braga se filiou, nos últimos dias, ao PSD. Já Marildo Kronbauer, o Mutly, e Alexandra Lentz, assinaram ficha no Progressistas. Esses dois últimos anunciaram a mudança nesta semana.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente do PDT, em Ijuí, Antenor Weiller (foto), disse que o tio já manifestava interesse de deixar o PDT há algum tempo. Ele lamentou a perda dos vereadores e comentou que a eleição dos três também passou por votos de filiados e simpatizantes da sigla. Weiller frisou que ocorreram algumas reuniões, por exemplo, entre a executiva pedetista no município e os vereadores para tentar mantê-los na sigla

. Antenor Weiller entende que, muitas vezes, os objetivos pessoais de algumas pessoas são mais importantes do que a construção coletiva. Ainda destacou que a desfiliação de Paulo Braga, Marildo Kronbauer e Alexandra Lentz não muda a forma de atuação do PDT em relação às eleições municipais deste ano.

Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Antenor Weiller anunciou que na próxima semana, possivelmente quinta-feira, o PDT ijuiense vai realizar um evento com novas filiações. Inclusive, informou que o vereador César Busnello, do PSB, vai se filiar ao PDT. A informação também foi confirmada nesta manhã, para a RPI, pelo próprio vereador. Inclusive, Busnello disse que juntamente vai levar cerca de 10 integrantes do PSB para o PDT, até mesmo um filiado que concorreu a vereador na eleição passada. Diante disso, segundo Busnello, o PSB fica extinto em Ijuí.

Ainda sobre o presidente do PDT ijuiense, Antenor Weiller, na entrevista desta manhã, observou que a sigla aguarda o fim da janela eleitoral que permite que vereadores troquem de partido para avaliar o quadro político às eleições de outubro próximo. Esse prazo de desfiliações e filiações vai terminar dia 5 de abril.

A convenção do PDT de Ijuí, para definir as candidaturas a vereador, prefeito e vice, vai ocorrer em julho. Ate lá, vai ter discussões sobre os nomes. Antenor Weiller ressaltou que o partido tem boa lista de pessoas dispostas a concorrer a vagas no Legislativo ijuiense.

Quanto a nomes para prefeito e vice, esclareceu que existem pessoas conhecidas que poderão concorrer, mas também pessoas que nunca disputaram a eleição majoritária e que agora têm possibilidade de serem candidatos. Com a saída de Paulo Braga, Marildo Kronbauer e Alexandra Lentz do PDT, a sigla fica com três vereadores no Legislativo ijuiense, ou seja, Cleuton Rolim, Josias Pinheiro e Mateus Pompeo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí