Busca rápidaX

MANCHETES

Ataques ao se sentirem ameaçadas e evitam humanos: com agem as onças encontradas na região de Ijuí

23 de agosto de 2022

Após 13 ovelhas serem mortas por onças na localidade Faxinal, em Boa Vista do Cadeado, especialistas tentam monitorar onde se encontram os animais. O fato ocorreu nas proximidades da divisa com Ijuí, onde produtores puderam observar a presença da onça. Após ser acionado, biólogo da Secretaria do Meio Ambiente de Ijuí, Patrick Dacampo, foi à propriedade.

“Estivemos na residência do seu Protásio e fomos levados a locais em que ocorreram os ataques. Observamos que há locais onde há vestígios que são felinos de grande porte. Acreditamos que há a possibilidade de ser uma onça-parda. É preciso um monitoramento mais detalhado com a instalação de câmeras noturnas para termos a certeza de qual animal se trata”, informou.

A orientação passada ao proprietário, que também tem essa preocupação, é para que seja evitado o extermínio desse animal. “A questão é que o animal se encontra em seu próprio habitat e a propriedade apresenta condições para ele. Há áreas de preservação e mato que servem de corredor. A orientação é para que haja uma maior proteção ao rebanho para que este não seja atacado. Passamos também o contato da Patrulha Ambiental para termos a certeza do animal que está fazendo os ataques. É importante lembrar que a morte desses animais, caso feita por humanos, há uma responsabilização judicial.

O biólogo informa que dificilmente o animal ataca o ser humano. Isso acontece quando a onça se sente ameaçada ou quando está com filhotes. A orientação é para que a pessoa se afaste e que levante as mãos para parecer maior do que o próprio animal e caminhe lentamente para uma direção oposta. “Na maioria das vezes, o animal, quando avista o ser humano acaba se afastando. Em relação a criança, a preocupação é um pouco maior.

Caso hajam relatos de presença de felinos, a população pode informar na Secretaria do Meio Ambiente.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí