Busca rápidaX

MANCHETES

Audiência pública discute abastecimento de água para comunidade indígena de Salto do Jacuí

19 de maio de 2023

A Deputada Laura Sito (PT), presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizou, na quarta-feira (17) uma audiência pública na Aldeia Tekoa Porã, em Salto do Jacuí, para tratar sobre a situação das pessoas que vivem na comunidade e estão sem água potável há mais de um mês.

Durante a audiência foram debatidas as possíveis soluções para o abastecimento de água na aldeia. Uma das ações apontadas foi a possibilidade de construir um poço na área que, atualmente, é abastecida por um caminhão-pipa e o poço que a comunidade tinha estava obstruído há anos e acabou desmoronando. Além disso, foram encaminhadas medidas emergenciais para assegurar o abastecimento.

Participaram da atividade, além da Deputada, a vereadora Cleres Revelante, Ronaldo Antunes da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Rodrigo de Medeiros, ouvidor geral da Defensoria Pública do Estado, Isaias da Rosa Kiago, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Mauro Castro, gerente da Corsan e Márcio Mariano, representante da comunidade indígena do local. Como encaminhamento, foi definido que, em dez dias, deve ocorrer uma reunião técnica entre o Ministério da Saúde, Funai e as organizações que participaram da audiência.

Fonte: Assembeia Legislativa do RS