Busca rápidaX

MANCHETES

Autoridades investigam água ou alimentos como causa de toxoplasmose em SM

25 de abril de 2018

Prefeitura de Santa Maria, governos estadual e federal, se unem para diagnosticar a causa da toxoplasmose registrada no momento no município, bem como a resolução do problema de saúde. Durante entrevista hoje pela manhã na Progresso, a chefe da Divisão Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Maria Ranieri Muratore, disse que a causa possivelmente seja a água ou alimentos.

Ontem a secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou 51 casos de toxoplasmose em Santa Maria, de um total de 193 notificações suspeitas.Tani Maria Ranieri Muratore explicou que normalmente existem casos da doença, porém no caso de Santa Maria é um surto. Ela frisa que o problema está restrito ao mencionado município e deve seguir dessa maneira. Uma equipe do Ministério da Saúde vai se deslocar a Santa Maria para ajudar na força tarefa.

Na mesma entrevista na RPI, a representante da secretaria estadual da Saúde salientou que os sintomas da toxoplasmose são muito semelhantes a outros problemas de saúde, por exemplo, febre e cefaleia. Em casos graves pode resultar em lesão ocular. Em pessoas com boa saúde, as vezes a toxoplasmose nem causa muitos sintomas, sem necessidade de medicação.

Como forma de prevenção, a entrevistada orientou que a população lave as caixas de água, beba água filtrada ou fervida, não ingira carne crua ou mal cozida, além de lavar bem verduras, legumes e as mãos.