Um grupo de aproximadamente 50 pessoas, moradores dos bairros Glória, Modelo e Jardim, protestaram na manhã desta quarta-feira, 30, sobre o cheiro exalado pela fumaça proveniente de um incêndio que atingiu um silo de grãos da empresa Campo e Lavoura, em Ijuí.
O incêndio, que teve início no dia 12 de Abril, atingiu o espaço onde era armazenada soja e desde então o Corpo de Bombeiros de Ijuí vem atuando no rescaldo e combate ao fogo, com vigilância diária no local.
Os moradores disseram que o Ministério Público já foi acionado e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) emitiu um laudo de constatação com um auto de infração contra a empresa por poluição atmosférica com multa calculada em R$ 68.000,00 mais multa diária no valor de 10%.
A SMMA comunicou que esta é uma atividade de competência do estado e que a situação já foi repassada para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAN).
Conforme os atingidos, a fumaça com forte odor tem provocado doenças respiratórias, irritação na garganta e nariz, febre, tosse, dor de cabeça e alergias. O protesto pede para que os órgãos responsáveis tomem providências.