Busca rápidaX


MANCHETES

Berçário comercial de Boa Vista do Cadeado é reinaugurado

21 de junho de 2024
Foto: Crystian Carniel/RPI.

Foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira (21) o berçário comercial de Boa Vista do Cadeado. O projeto é do Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo. O local tem como objetivo oferecer um incentivo ao comércio e empreendedorismo no município.

Localizado ao lado do Centro Administrativo Municipal, o espaço possui quatro salas para comerciantes e também abrigará a Associação Cadeadense da Indústria, Comércio, Agropecuária e Prestação de Serviços (Acicas) e a Sala do Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As entidades prestarão auxílio aos empreendedores locais, mais uma iniciativa que visa a promoção do desenvolvimento comercial na cidade.

As empresas que ocuparão o espaço, selecionadas pela Prefeitura através de edital, são duas lojas de roupas e calçados, um restaurante e uma loja de artesanato. O prazo para permanecer no berçário comercial é de dois anos. “É um local onde o empreendedor pode fazer a sua estreia na área comercial, praticamente sem custo. Nesses dois anos ele vai ter tempo de fazer toda a parte burocrática. Depois, ele poderá, com mais ‘know how’, entrar no mercado já disputando com outras empresas instaladas”, explicou o prefeito, João Paulo Beltrão dos Santos.

O gestor de Boa Vista do Cadeado salientou que, apesar da economia da cidade ser essencialmente agrícola, outros setores podem ser incentivados. “Claro que a gente não vai mudar a matriz financeira do município, nós não temos essa pretensão, nós temos 700 km² com uma área de 60 mil hectares de soja, então esse vai ser sempre o carro chefe. Mas nem todos têm propriedades rurais. Nós temos aquele cidadão que mora na área urbana que também deseja investir, e nos faz falta isso, uma loja, uma lancheria, uma loja de artesanato. Então uma cidade não é só uma área, são várias áreas juntas que podem atuar simultaneamente”, destacou.

A presidente da Acicas, Elizabeth Link, também enfatizou a importância da reinauguração do berçário comercial, o que beneficiará a própria comunidade. “É uma oportunidade deles conseguirem um espaço maior fora daqui, depois desses dois anos, e poderem ter seu empreendimento então a favorecer a própria população através do emprego, através dos produtos que serão colocados à disposição da clientela”, afirmou. Ela também falou sobre a parceria entre Acicas e Sebrae, que terão um espaço compartilhado para oferecer um atendimento aprimorado aos empreendedores. “A Associação Comercial ficou bastante tempo inativa e fazem três anos que a gente está à frente dela, junto com uma diretoria muito envolvida em querer desenvolver os negócios, e o Poder Público nos ajudando, trazendo agora a Sala do Empreendedor junto com a Acicas, no mesmo espaço. Isso faz com que a gente possa atender melhor a todos que estão associados na Acicas e quem não está a gente está fazendo um chamamento também”, concluiu.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí