Busca rápidaX

MANCHETES

Bispo da diocese de Cruz Alta alerta sobre a partilha ao refletir sobre Corpus Christi

8 de junho de 2023

Igrejas católicas celebram, hoje, o Dia de Corpus Christi, referência à instituição da eucaristia, que representa o corpo e sangue de Jesus Cristo na hóstia consagrada. Durante entrevista nesta manhã na RPI, o bispo da diocese de Cruz Alta, Dom Nélio Domingos Zortea, disse que Corpus Christi convida as pessoas a lembrar que a comida e bebida são fundamentais para os seres humanos, numa alusão ao pão e vinho, símbolos do corpo e sangue de Cristo.

Destacou que levar a eucaristia às ruas ou nas celebrações é recordar o dom precioso deixado por Jesus. Dom Nélio também enfatizou que é fundamental valorizar a produção de alimentos, que tem como simbologia o pão neste Dia de Corpus Chiristi, pois é trabalho de muitas mãos, desde a agricultura até chegar à mesa dos consumidores.

Como a data lembra a partilha do pão e do vinho, o bispo de Cruz Alta comentou a importância de ajuda mútua entre as pessoas e expressou a preocupação com a corrida pela lucratividade por parte de muitos, que esquecem da partilha.

Celebrações

Em Ijuí, todas as paróquias católicas vão ter celebração, hoje, visto o Dia de Corpus Christi. Na paróquia São Geraldo, nesta manhã as equipes de liturgia e grupos de jovens vão confeccionar tapetes para a celebração que iniciará às 14 horas, com a tradicional procissão. Os fiéis vão caminhar até a paróquia da Natividade, com paradas em locais específicos.

Da mesma forma, na paróquia Cristo Rei, a celebração começará às 14 horas, também com procissão até a Natividade. Já a paróquia da Natividade iniciará a missa às 14 e 30, com saída em frente do Colégio Sagrado Coração de Jesus e procissão até a paróquia.

As 15 e 30, fiéis das paróquias São Geraldo e Cristo Rei vão se encontrar na paróquia da Natividade para concluir a celebração com a continuidade da missa, comunhão, adoração e benção. Além disso, a paróquia São Geraldo de Ijuí promove coleta de alimentos e cobertores.

Os cobertores vão ser destinados aos apenados da penitenciária Modulada, também pacientes da fazenda terapêutica de Bozano e aos pacientes do Cacon do HCI. Já os alimentos vão ser distribuídos às famílias carentes. As doações poderão ser entregues hoje, antes das 14 horas, na igreja São Geraldo ou em outros dias na secretaria paroquial. Já a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do distrito de Santana, promoverá celebração, sem procissão, hoje, às 9 horas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí