Busca rápidaX

MANCHETES

Bosque da memória de Ijuí: homenagem, lembrança, fortalecimento e conexão

3 de novembro de 2023

Lançada em 2020, a campanha ‘Bosques da Memória’ foi criada em todo Brasil em homenagem às vítimas da Covid-19 e em agradecimento aos profissionais de saúde. Além disso, a iniciativa marcou o começo da década da restauração de ecossistemas da ONU que iniciou em 2021 e vai até 2030. Em Ijuí, foram mais de 240 vítimas da Covid, e mais de 70 famílias integram o projeto do Bosque, encabeçada pela Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN) e pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (AVICO).

O projeto consiste no plantio demudas de árvores nativas, sendo que cada muda representa um ente querido que foi vítima da Covid. O bosque fica localizado na Av. 21 de Abril, ao lado da estação Cidadania e Cultura.

Nessa manhã (03) a reportagem da Rádio Progresso conversou com a Pâmela Ghisleni, Presidente de Assuntos Jurídicos da AVICO e que também perdeu um familiar em razão da Covid. Ela está engajada no projeto do bosque desde o inicio, e em seu relato nessa manhã, falou sobre a importância que esse local tem aos familiares e amigos: “hoje o bosque representa uma ressignificação desse momento de partida. A maioria de nós que perdemos entes queridos para a doença, não tivemos a chance de nos despedirmos. O bosque serve como um lugar de paz, conexão e também de despedida. Lá nos sentimos mais próximos de nossos familiares” relatou Pâmela. Segundo ela, a comunidade não só de Ijuí mas da região, que também tenha perdido uma pessoa especial para a Covid, está convidada a integrar o projeto, basta adquirir uma muda nativa e fazer o plantio. As informações completas estão disponíveis no Instagram, do bosque, através do endereço eletrônico @bosquedamemoriadeijui.

Lembrando que amanhã (4) a partir das 16h haverá uma atividade no local, como homenagem aos entes queridos em razão do Dia de Finados celebrado quinta-feira (2). Haverá celebrações, momentos de reflexão, e quem for poderá levar sua cadeira, chimarrão, animais de estimação e instrumentos musicais para homenagear seus familiares e amigos. 

Fonte: RPI