Busca rápidaX


MANCHETES

Câmara de Ijuí aprova PL que destina valores ao projeto Guardiões da Cultura, da Ueti

20 de maio de 2024
Foto: Rádio Progresso de Ijuí/Arquivo.

Foi aprovado, na noite desta segunda-feira (20), na Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de Ijuí, o Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 52/2024, de autoria do Poder Executivo, que autoriza ao mesmo transferir recursos para a União das Etnias de Ijuí (Ueti), para prosseguir e manter o projeto Guardiões da Cultura.

Através da aprovação do PL, o Poder Executivo de Ijuí, como co-promotor do projeto, fica autorizado a transferir o valor de R$ 203.256,00 à Ueti. A entidade, por sua vez, apresentará contrapartida de R$ 761.681,25, proveniente de arrecadação via Lei Rouanet, que será utilizada para atendimento de estudantes das redes de ensino de Ijuí, em turno inverso a sua escolaridade, realização de oficinas de dança, teatro, idiomas, música, imersão cultural, ocorrendo o atendimento em escolas de maior vulnerabilidade social, além de oficinas para a comunidade em geral.

Sobre o projeto

O Guardiões da Cultura é um projeto que busca tornar a cultura amplamente acessível a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de Ijuí, oportunizando, integrando e potencializando ações de resgate, aprendizado e preservação do patrimônio imaterial das etnias que formaram o município, em especial àquelas atuantes, através de oficinas continuadas de Dança, Música, Teatro, Idiomas e Imersão Cultural. Com isso, o participante do projeto torna-se, como o nome sugere, um “guardião da cultura”.