Pessoas convocadas para trabalhar nas eleições de outubro deste ano, dentre os municípios da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, e que ainda não receberam as convocações, podem comparecer no Cartório Eleitoral para retirar as cartas. Ontem foi o último dia para os Juízes Eleitorais publicarem editais com chamamento de mesários.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a chefe do Cartório ijuiense, Sônia Reinke, disse que em Ijuí os Correios ajudam no repasse das convocações. Ainda ressaltou que já existem vários pedidos de dispensa por parte dessas pessoas. Inclusive, após receber o comunicado, a pessoa tem cinco dias para comunicar a Justiça Eleitoral caso não poderá atuar no pleito. Por isso, segue aberto o prazo para inscrição de mesários voluntários, que vão substituir os nomeados pela Justiça. Na véspera da eleição será formada uma equipe de voluntários para trabalhar no pleito, caso haja necessidade.
No caso do Cartório de Ijuí, qualquer dúvida pode ser sanada pelo whatsapp 9-99-61-41-07. Por esse whatsapp o Cartório Eleitoral também repassa as convocações, especialmente para moradores da área rural. Sônia Reinke, na mesma entrevista na Progresso, destacou que para a eleição deste ano a grande maioria das seções eleitorais estará nos mesmos locais do último pleito, dentre os municípios de Ijuí, Bozano, Coronel Barros, Catuípe, Nova Ramada e Ajuricaba. No entanto, também terá algumas alterações de endereço, por exemplo, em função de escolas desativadas, o que ainda será comunicado.
Por outro lado, eleitores que não vão estar no município de origem no dia da eleição, já podem pedir a transferência temporária do título eleitoral para votar em trânsito. Essa solicitação precisa ser feita até o dia 18 deste mês, diretamente no Cartório Eleitoral. O voto em trânsito só é permitido em municípios com mais de 100 mil habitantes. Dentro do Rio Grande do Sul o voto fora do domicílio eleitoral pode ser feito para todos os cargos em disputa. Já no caso de um morador gaúcho votar em município de outro Estado, o voto será possível apenas para presidente da república.