Busca rápidaX


MANCHETES

Censo está avançado em Ijuí, apesar de equipe reduzida

2 de setembro de 2022

As equipes que realizam o Censo 2022 estão nas ruas de todos os municípios do país há um mês. Na região de Ijuí, o trabalho está sendo desenvolvido dentro do prazo, apesar do não preenchimento de todas as vagas para recenseadores. Outro fator que dificulta o trabalho dos profissionais se refere à recursa de algumas pessoas em responder o questionário, apesar de não representarem a maioria dos entrevistados.
Em entrevista à Rádio Progresso, o coordenador censitário, Lucas Eduardo Dornelles, explicou que atualmente 60 recenseadores fazem o trabalho de coleta em Ijuí, das 77 vagas abertas. Para tentar completar o quadro, foi feito um edital complementar para chamamento e os inscritos devem ser chamados na próxima semana para treinamento. “Apesar de não termos o quadro completo, o trabalho está sendo desenvolvido dentro do cronograma”, pontuou. 

Na maioria dos municípios da região o quadro de recenseadores está completo e em alguns o censo deve ser concluído antes do prazo estipulado, de três meses. “Em alguns municípios o trabalho já está bem avançado e pode ser concluído bem antes do prazo”, disse. Há exceção, no entanto, quanto ao censo na comunidade rural de Augusto Pestana, já que não há interessados em realizar o trabalho até então. Quem tiver interesse deve ficar atento, pois novo edital complementar deve ser lançado em breve. Lucas acrescentou ainda que, por determinação do IBGE, dados preliminares do censo não podem ser divulgados. 

Os recenseadores já realizaram o Censo numa comunidade Quilombola de Catuípe. Pela primeira vez na história, o censo contabiliza a população quilombola no Brasil. O trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considera-se uma comunidade quilombola um grupo étnico-racial que se apresenta com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica a esse grupo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí