Busca rápidaX


MANCHETES

Judiciário e MP em Ijuí estão fechados ainda em consequência de temporais

8 de maio de 2024
Fórum de Ijuí

Durante toda esta semana, as comarcas do Judiciário do Rio Grande do Sul estão fechadas, visto consequências das enchentes. Isso vale, por exemplo, para os Fóruns de Ijuí, Augusto Pestana, Catuípe, Panambi, Santo Augusto, dentre outros municípios.

O juiz, Eduardo Gioveli, da comarca ijuiense, explica que o Judiciário está sem o sistema eproc, ou seja, o sistema processual eletrônico, pois a água invadiu o Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, e causou problemas na mencionada área. Audiências ocorrem somente pelo sistema virtual e se for possível.

Mesma situação acontece no Ministério Público que não realiza atendimento presencial. No caso de Ijuí, a Promotoria Pública tem plantão e contatos podem ser feitos pelo whatsapp 55-9-9603-67-17. Demandas não urgentes podem ser encaminhas via site mprs.mp.br.

E em relação ao cadastro eleitoral, em todo Rio Grande do Sul foi prorrogado por mais 15 dias o prazo para confecção de novos títulos eleitorais, mudança de endereço ou de zonas eleitorais, dentre outros serviços em relação às eleições municipais deste ano. O período terminaria hoje, mas segue até dia 23 deste mês, visto os transtornos causados pelas fortes chuvas no Estado. A

Além disso, está em vigência a suspensão da coleta biométrica no Estado. Diante disso, os eleitores podem emitir o título pela internet, o que não era mais possível por conta da necessidade da coleta biométrica. Isso é possível pelo site tse.jus.br.

No entanto, a chefe do cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Sônia Henke, relata que devido à inundação em Porto Alegre, o Data Center, sistema de processamento de dados está desligado. Por esse motivo, o cartório está sem sistema e sem internet. Apesar do atendimento presencial ao público estar mantido, a chefe do cartório ijuiense orienta que os eleitores evitem de ir até o local, pois a falta de sistema e internet impossibilita a emissão do título e outros serviços. O Cartório Eleitoral de Ijuí ainda disponibiliza o WhatsApp 55 9 9661-4107 para atendimento de demandas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí