Há três meses, é por meio da Central de Atendimento ao Público (CAP) que os servidores da Comarca de Ijuí atendem o público em geral, advogados e operadores da justiça. O serviço centralizado fica no térreo do prédio do Foro e conta com uma equipe de quatro servidores e um estagiário, supervisionados pela Juíza de Direito Simone Brum Pias, Diretora do Foro.
A nova forma de atender liberou os servidores dos Cartórios para o desenvolvimento de outras atividades relacionadas à prestação jurisdicional. “Contamos com um espaço aconchegante e uma sala de acolhimento onde atendemos os assuntos mais sensíveis. Nesses três meses, temos recebido retornos muito satisfatórios, o que nos faz acreditar que realmente os objetivos estão sendo atingidos”, avaliou a gestora da CAP, Marlise Cristina Goi .
As apresentações de réus, consultas processuais, certidões narratórias e pedidos iniciais do Juizado Especial Cível são algumas das funções que estão sendo desenvolvidas nesse novo setor, anteriormente realizadas pelos Cartórios judiciais. O atendimento de vítimas de Medidas Protetivas também é feito na CAP e, para esses casos, foi criada uma sala de acolhimento para preservar o sigilo nos diálogos.