Busca rápidaX

MANCHETES

Cerca de 20% do esgoto de Ijuí já é tratado, conforme a Corsan

22 de novembro de 2022

Os trabalhos de esgotamento sanitário realizados pela Corsan em Ijuí prosseguem na cidade. Depois de concluir as obras na rua do Comércio, e de atuar em uma parte remanescente da avenida David José Martins e 21 de Abril, próximo ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), a empresa contratada pela companhia segue com as obras em vias da região central, como a Barão do Rio Branco, Paraná, 13 de Maio e na região do bairro Morada do Sol.

Conforme explica o gestor da unidade de Ijuí da Corsan, Flávio Krampe, os trabalhos em regiões chamadas de remanescentes, ou seja, que integram contratos ou bacias do esgotamento sanitário antigas e que por um motivo ou outro ainda não haviam sido finalizadas, deve prosseguir até o fim deste ano.

Após concluídas essas obras, segundo Flávio Krampe, a Corsan focará suas ações na implantação na chamada Bacia 14, que abrange grande parte da região leste da cidade, indo do bairro Glória até o Hospital da Unimed e da 15 de Novembro até a avenida Getúlio Vargas.

“Já tem uma nova empresa contratada, que está fazendo a chamada Bacia 14 que abrange uma nova região grande, indo desde a Corsan, Sesc, parte da avenida 21 Abril (e David José Martins) em direção à BR-285”, complementa o gestor da Corsan Ijuiense.

Esgoto já tratado

Krampe também detalha que cerca de 20% das residências de Ijuí já estão ligadas à rede coletora.

“Ligada à rede coletora tem cerca de 20% da cidade, mas há mais aproximadamente mil residências que já possuem condições de se ligar à rede coletora, elevando o percentual a 25%. Mas, importante salientar que quando essas obras que estão em andamento finalizarem, principalmente a Bacia 14, Ijuí terá em torno de 55% do esgoto coletado e tratado”, informa Flávio Krampe.

Todo o esgoto já recolhido e que passará a ser recolhido em Ijuí é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto localizada na comunidade de Santana. Após o tratamento, a água é encaminhada ao rio Potiribú.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí