Busca rápidaX


MANCHETES

Ceriluz atualiza situação das redes prejudicadas pelos temporais

2 de maio de 2024

As equipes da Ceriluz seguem atuando na solução de problemas em redes de distribuição de energia que ocasionam pontos isolados de falta de energia. Agora, no início da tarde, restam 25 ocorrências a serem solucionadas de um total de 40 no início da manhã, conforme a Central de Operação da Distribuição (COD). Não há número preciso de associados sem energia uma vez que cada ocorrência pode afetar uma ou mais Unidades Consumidoras (UCs).

Em geral as equipes estão encontrando desarmes de chaves, devido à tempestade de raios ocorrida nessa madrugada, por volta das quatro horas. Os casos atingem praticamente toda a área de atuação da Cooperativa, mas com mais intensidade na região Sul de Ijuí e em Augusto Pestana. Em Ijuí a queda de uma árvore sobre a rede ocasionou danos a cruzetas em postes de distribuição, atingindo as comunidades de Alto da União, Rincão da Ponte, Faxinal, Rincão Santa Catarina, Rincão do Tigre e Rincão dos Brizi, boa parte ainda sem energia.

Em Augusto Pestana, mais precisamente na comunidade de Rosário, a queda de outra árvore danificou cinco postes de energia, atingindo associados daquela comunidade, também ainda em processo de manutenção. O trabalho de manutenção de redes vai se estender durante a tarde e mesmo à noite, considerando a continuidade das chuvas.

Há também problemas no fornecimento de internet pela Ceriluz Provedora, mas causado principalmente pela instabilidade do sistema das empresas fornecedoras de sinal para a Ceriluz, em função das chuvas no Estado. Nas redes próprias, ocorreu rompimento de cabo pela manhã na região de Alto da União, na mesma rede de distribuição de energia afetada pela queda de uma árvore sobre as redes, descrita acima. A Ceriluz também identificou situações de queima de equipamentos internos, nas UCs, em função dos raios. Por isso, recomenda, sempre que ocorrer tempestades de raios desligar todos os equipamentos eletroeletrônicos de tomadas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz