Busca rápidaX

Cheia histórica: nível do Guaíba deve superar marca de 1941

3 de maio de 2024

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 4,50 metros na manhã desta sexta-feira (3) e segue em elevação. Esta já é a maior marca desde a enchente histórica de 1941, quando patamar chegou a 4,76m. Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite afirmou que essa marca deve ser superada ainda na tarde de hoje.

“Vai ser sem precedentes. Esqueçam tudo que vocês já viram de pior acontecendo em termos de alagamentos, de enchentes aqui na região Metropolitana, vai ser muito pior. O nível do Guaíba já é histórico e nós vamos ter ainda na tarde de hoje ele chegando a mais de 5 metros de altura”, afirmou Eduardo Leite.

O governador alertou que o sistema de proteção da capital pode não ser suficiente para conter as águas. “Tem o sistema de proteção, que é o dique e o muro, mas esse dique e esse muro vão ser colocados à prova também nesse momento crítico, então mesmo que a gente tenha sistema de proteção e que confie, não dá pra deixar de alertar que pode ter consequências nessa área central da cidade, em toda a área do 4º Distrito e até lá em direção ao aeroporto”, destacou.

Também serão duramente afetadas as Ilhas do Guaíba, a região Sul de Porto Alegre e os municípios de Eldorado, Guaíba e Barra do Ribeiro. Na manhã de hoje, diversos locais do Centro de Porto Alegre já foram invadidos pelas águas, entre eles a rodoviária.