Busca rápidaX


MANCHETES

Chuvas causam problemas em Pejuçara, Ijuí, Santa Rosa e demais municípios da região

23 de maio de 2024

As chuvas registradas hoje, causaram problemas em alguns municípios. Em Pejuçara, houve alagamentos de estradas nas localidades de Santa Apolônia, Linha Cambará, Santo Antônio e Vista Alegre. Na Linha Cambará, a água do rio Cambará encobriu a ponte da estrada velha que demanda para Cruz Alta. Inclusive, no local ocorre com construção de nova ponte, mais alta, justamente para evitar esse problema.

Em Vista Alegre transbordou o rio Branco. Por outro lado, de acordo com a Defesa Civil de Pejuçara, há água sobre a pista na ERS 553, também na ERS 512, na comunidade de Santo Antônio. Além disso, está interditado o acesso a duas residências em Colônias Novas. A Defesa Civil pejuçarense ainda constata problemas em bueiros no interior.

No município de Campos Borges, a ponte que dá acesso às localidades de Varame e Linha Ferrari está submersa. Já em Santa Rosa, o rio Pessegueirinho saiu de seu leito na comunidade de Guia Lopes Sul, interior do município, mas não chegou a atingir as residências que tiveram as propriedades parcialmente alagadas. A cheia ultrapassou a altura da ponte do rio Pessegueirinho, o que impediu a passagem de veículos leves.

Cruz Alta, por sua vez, registrou destelhamentos de algumas residências devido ao vento e granizo da madrugada de hoje. Também houve queda de árvores em ruas do centro e bairros. Conforme a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as rajadas de vento chegaram a 77 km/h em Cruz Alta. Já o volume de chuva passou dos 60 milímetros.

Em Ijuí, as intensas chuvas resultaram em alagamentos de poucos locais de ruas do bairro Progresso. O coordenador da Defesa Civil municipal, Rubem Jagmin, disse que a água oriunda de outros locais acumulou em alguns pontos, o que resultou em alagamentos no bairro Progresso. Na rua Bento Gonçalves de Ijuí também transcorreu alagamentos.

O acumulado de chuva foi bem alto em vários locais de Ijuí e região. Por exemplo, em Ijuí houve 120 milímetros na Linha 3 Oeste; 130 no Distrito de Santo Antônio; Linha 10 Norte, distrito de Mauá, 112; Linha 8, distrito de Floresta, 126; e Linha Base, 104. Já no distrito de Rosário, município de Augusto Pestana, foram 130 milímetros, comunidade de Esquina Coronel Lima, Jóia, 147; ainda alto volume de chuva em Nova Ramada, Ajuricaba e Boa Vista do Cadeado.

Chuva em Ijuí. Foto: Caçadores de Notícias

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Fernando Koper e Silvio Brasil