Busca rápidaX

Chuvas intensas causam danos em 14 municípios do RS

28 de abril de 2024

O grande acumulado de chuva e os fortes ventos registrados no Rio Grande do Sul neste final de semana deixaram impactos em diversas cidades. De acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual, por volta das 12h deste domingo (28), 14 municípios registraram danos.

A região Central foi uma das mais atingidas. Os bombeiros atenderam diversas ocorrências de destelhamento ou de telhas quebradas em Santa Cruz do Sul, além de árvores caídas. A mesma situação ocorreu em Mato Leitão, com oito casas e uma indústria parcialmente destelhadas. Já em Boqueirão do Leão, a RS 422 foi interditada, na altura da Comunidade de Quarto Léguas. Em São Martinho da Serra ocorreram danos materiais na rede elétrica de parte da área rural do município. Em Venâncio Aires houve duas solicitações para apoio com lonas em residência, enquanto em Vera Cruz dados preliminares apontam três destelhamentos e duas árvores caídas.

A região Nordeste também foi fortemente afetada. Em Monte Alegre dos Campos, dados preliminares indicam que 20 residências sofreram danos devido ao vendaval. Em Bom Jesus, o número foi maior: 30 casas atingidas. A Defesa Civil das cidades está realizando a distribuição de lonas às residências atingidas. Já o município de Guaporé registrou destelhamento de algumas casas e árvores caídas.

Na região Sul do Estado, em Arroio Grande, cinco famílias foram retiradas de suas residências de forma preventiva, totalizando 18 desalojados. A ação se deu devido ao aumento do nível do arroio que corta o município. Já em Pelotas sete residências tiveram problemas, uma por alagamento e outra pelo desabamento de uma laje. Também foram registrados alguns alagamentos nas áreas urbana e rural da cidade, mas quase todos os locais já retornaram à normalidade. No Corpo de Bombeiros, uma ocorrência foi registrada: no desabamento da laje, uma senhora precisou ser retirada debaixo dos escombros, mas sem ferimentos.

Já na região Metropolitana, três cidades tiveram ocorrências. Em Estância Velha, cinco casas ficaram alagadas, enquanto Guaíba registrou ruas alagadas e entrega de lona para uma residência. Já Novo Hamburgo a chuva ocasionou falta de luz em alguns bairros da cidade.

Em relação aos maiores acumulados de chuva, de acordo com o último levantamento divulgado pela Defesa Civil do RS, no fim da tarde deste sábado (27), três municípios do estado registraram mais de 100mm: Quaraí, com 178,6mm, Rio Grande, com 112,8 e Pedro Osório, com 113,6. Os dados são do Inmet e Cemaden.

Fonte: RPI com informações da Defesa Civil