Busca rápidaX

Com projeto pronto, DNIT encaminhará licitação para implantar paralelas na BR 285, em Ijuí

19 de maio de 2023

Com o projeto executivo e técnico já concluído, agora acontecem ajustes finais com documentação para fazer a licitação a fim de escolher a empresa ou mais de um empreendimento para construção das vias paralelas na BR 285, em Ijuí.

As obras vão acontecer num trecho de aproximadamente 10 quilômetros, entre o aeroporto e a delegacia da Polícia Rodoviária Federal. Hoje pela manhã o projeto foi apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante audiência pública no campus da Unijuí.

A projeção é que no prazo de um mês esteja tudo pronto para a licitação, com divulgação do vencedor em cerca de quatro meses. Diante disso, o início da implantação das paralelas deve acontecer ainda este ano. O prazo de conclusão é de três anos, com investimento estimado de 255 milhões de reais.

Já estão garantidos 15 milhões de reais pelo governo federal. Para o primeiro ano da obra são necessários aproximadamente 75 milhões. Agora, o esforço é de pressão política para que a União reserve mais recursos.

A construção das paralelas da BR 285, em Ijuí, contará, também, com viadutos, ou seja, nas imediações do aeroporto, defronte parque Wanderley Burmann, ainda nos entroncamentos com a ERS 155, Avenida David José Martins, rua Siqueira Couto, também onde há a rede ferroviária e no local do atual trevo do posto 44.

Já na confluência da BR 285, com a Avenida José Gabriel, imediações da Polícia Rodoviária Federal, o projeto prevê uma espécie de túnel para passagem de veículos entre a cidade e o local que dá acesso à ERS 522, que demanda a Augusto Pestana.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Fotos: Zé Cláudio Ribas/Sindilojas Ijuí