A estiagem do ano passado causou grande quebra na produção agrícola de Ijuí, mesmo assim, o município conseguiu evoluir no índice de retorno de ICMS para 2024. Os dados definitivos foram divulgados quinta-feira passada e apontam crescimento no valor adicionado de Ijuí de 7,20%. Já o aumento no índice de ICMS fica em 0,99%.
Com isso, Ijuí está em 27º lugar dentre todos os municípios gaúchos no retorno de ICMS para ano que vem, o que significa duas posições acima deste ano, quando figura em 29º. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o responsável pelo setor de ICMS da prefeitura ijuiense, Dilson Lena, disse que o comércio atacadista e varejista, além da indústria de transformação, se configuram como principais áreas que levam a Colmeia do Trabalho a avançar no retorno de ICMS. Além disso, existe o trabalho constante de acompanhamento das guias de empresas e blocos de produtor para que o município tenha todas as entradas de pagamentos.
Agora é preciso aguardar a previsão de arrecadação do governo do Rio Grande do Sul a fim de saber quanto Ijuí vai receber de acréscimo de dinheiro, oriundo de retorno de ICMS, a partir do crescimento mencionado sobre dados do imposto. Esse cálculo para retorno de ICMS no próximo ano foi feito conforme números de 2022.