Busca rápidaX


MANCHETES

Comitiva do HCI viaja a São Paulo hoje na busca de apoio ao projeto de construção do Hospital do Câncer Infantil

2 de junho de 2024

O projeto de construção do Hospital do Câncer Infantil, que será edificado junto ao HCI, vai ganhar ainda mais força nos próximos dias.
Hoje (2) uma comitiva do Hospital de Clínicas de Ijuí viaja para São Paulo para cumprir uma agenda intensa.

Entre os representantes da casa de saúde ijuiense, viajam o presidente, Dr. Douglas Uggeri, a responsável pelo projeto arquitetônico, Raquel Radaelli e o diretor de relações institucionais, Allan Fonseca, que em entrevista à Rádio Progresso detalhou a agenda da próxima semana.

Amanhã (3), a comitiva visita o hospital GRAACC, que há mais de 30 anos é referência em tratamento para crianças com câncer. A intenção é realizar uma visita técnica pra ver de perto  como é prestado esse serviço em grandes centros. 

Na sequência, os representantes do HCI visitam o Instituto Maurício de Souza. Referência em desenho, Maurício de Souza é criador da Turma da Mônica, e já esteve em Ijuí, no HCI, para visitar o paciente Jean Kittlaus, apaixonado pelas histórias do artista e protagonista de uma história de superação, já que desde que nasceu, há 20 anos, vive num quarto do HCI.
Mas dessa vez, são os representantes do hospital que visitam Maurício de Souza, por um motivo igualmente especial. A direção do Hospital de Clínicas Ijuí quer trazer toda essa parte lúdica da Turma da Mônica para o Hospital do Câncer Infantil, ajudando a tornar menos difícil o tratamento das crianças e dando mais visibilidade ao projeto.

Segundo Allan Fonseca, com a marca Maurício de Souza, o hospital será reconhecido em todo País. Além disso, a parceria vai incentivar o apoio de outros grandes artistas, jogadores de futebol, cantores, para que auxiliem a manter o hospital através de doações, já que, de acordo com a direção do HCI, o serviço de oncologia pediátrica para crianças e adolescentes é muito caro, o que torna mais difícil oferecer o atendimento via SUS, mas, para garantir a oferta do serviço através do Sistema Único de Saúde, todo apoio financeiro será de extrema importância.

Sobre o Hospital do Câncer Infantil:

O prédio do Hospital do Câncer Infantil será construído junto ao Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), aproveitando parte da estrutura da instituição. O valor orçado para a construção é de R$ 30 milhões. Hoje, as crianças doentes e seus familiares precisam se deslocar cerca de 170 quilômetros até a unidade de oncologia pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, ou viajar mais 400 quilômetros até Porto Alegre. Em Ijuí, será o primeiro da região voltado exclusivamente ao tratamento de meninos e meninas. serão 20 leitos de internação para pacientes de zero a 18 anos, 10 leitos de UTI pediátrica, uma unidade de infusão (para quimioterapia) e um andar inteiro para as famílias. Nesse andar dedicado aos familiares que acompanharão os pacientes, haverá sala de estar, quartos e cozinha. A comitiva segue na busca de apoio financeiro e a ideia é iniciar a construção no ano que vem para concluir num prazo máximo de quatro anos.

Fonte: RPI