Busca rápidaX

MANCHETES

Concluída perfuração do túnel adutor da PCH Linha Onze, em Coronel Barros

14 de junho de 2024

A obra da PCH Linha Onze, em construção no interior de Coronel Barros, alcançou mais um importante marco em sua execução. Ontem, 13, às 17 horas, foi concluída a perfuração do túnel adutor. O último “fogo” foi acionado pelo presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli.

Os números são grandiosos: o túnel foi escavado por duas frentes de trabalho sendo que as equipes se encontraram aos 1.623 metros, considerando o sentido emboque/desemboque, concluindo a escavação dos 2.930 metros que ligam a Barragem à Casa de Máquinas principal.

O túnel foi totalmente escavado em rocha basáltica, a partir de detonações sequenciais, numa média de três a cada dois dias e evolução de aproximadamente quatro metros em cada explosão. A escavação iniciou em dezembro de 2022, totalizando mais de 231,7 mil metros cúbicos de rocha retirados. Isso, considerando, além da extensão do túnel, sua largura de 12 metros e sua altura de 7,45 metros. As equipes responsáveis pela perfuração atuavam 24 horas por dia, de segunda a sábado.

Todo o trabalho de escavação foi acompanhado por cuidados especiais em relação à segurança dos trabalhadores. Após cada detonação era realizado o chamado “Bate Choco” nas paredes e teto do túnel, ou seja, a verificação de possíveis rochas soltas, que poderiam oferecer riscos de desabamento. Em alguns locais, ampliando a segurança foi necessário a instalação de grampos de fixação ou o uso de concreto projetado.

Agora, com a conclusão da escavação, as equipes ainda farão a limpeza da pista de circulação dos veículos e equipamentos usados, deixando o túnel totalmente exposto em rocha sã, o que deve levar em torno de 20 dias.

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz