Busca rápidaX


MANCHETES

Confira decisões que levaram Ijuí e regiões próximas a permanecer na bandeira laranja do distanciamento controlado

20 de julho de 2020

As regiões de Ijuí, Cruz Alta, Santo Ângelo e Santa Rosa permanecerão na bandeira laranja no sistema de distanciamento controlado do governo gaúcho referente à Covid-19. Isso porque, o Estado acatou os recursos encaminhados pelas regiões.

Diante disso, foi possível reverter a decisão preliminar de bandeira vermelha para esta próxima semana. O anúncio foi feito no final da tarde de hoje. Essa nova rodada de bandeiras vale desta terça-feira, 21, até a próxima segunda-feira, 27.

Com a manutenção da bandeira laranja, as mencionadas regiões as mesmas regras quanto ao funcionamento do comércio, circulação de pessoas, dentre outros segmentos.

Ijuí

O governador, Eduardo Leite, explicou que houve a revisão de dados, e o fato de Ijuí e região registrarem índices muito próximos aos da classificação laranja, levaram o comitê estadual a adotar a classificação mais branda para a Covid-19.

Santo Ângelo

A macrorregião missioneira teve melhoria ou estabilização de diversos indicadores, favorecendo as microrregiões que estão vinculadas a ela, como Santo ngelo. A região tinha tido 23 hospitalizações na semana anterior e reduziu para 10 na última semana. O número de óbitos se manteve em três. Quando se analisa casos ativos e recuperados, são 29 casos ativos para 99 já recuperados. Todos esses indicadores agregados fizeram o governo deferir o pedido de reconsideração da bandeira vermelha.

Santa Rosa

A região de Santa Rosa também está vinculada à macrorregião missioneira e especificamente Santa Rosa tem um bom número de leitos livres: 2,9 leitos livres para cada leito ocupado, o que é um bom indicador e ajudou a manter a região na bandeira laranja.

Cruz Alta

Outra região vinculada à macrorregião missioneira que teve melhorias locais e levou o Gabinete de Crise a acatar o recurso.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí