O titular da Secretaria de Habitação de Ijuí, Marcelo Buss, confirmou em entrevista à Rádio Progresso ontem (02) que em 2025 deve ser concluída a construção das 103 unidades habitacionais no bairro Tancredo Neves, através do programa Pró-Moradia. Segundo ele, 40% da obra já está medida e paga, e a empresa vencedora da licitação trabalha dentro do prazo estabelecido em contrato.
Os beneficiários são famílias que se inscreveram no edital ainda em 2019, que já haviam sido contemplados com o terrenos mas que encontravam dificuldades financeiras para arcar com os custos da construção. A partir daí, o Executivo Municipal buscou a possibilidade de financiamento junto ao Governo Federal, para possibilitar a edificação das moradias, conforme explica o secretário na entrevista completa disponibilizada abaixo.
Ijuí foi a primeira cidade do Brasil contemplada no programa Pró-Moradia, sendo que apenas quatro municípios do País foram beneficiados. No total serão investidos R$ 11, 4 milhões.
No entanto, cada morador vai precisar pagar uma cota mínima e uma cota máxima, que segundo Marcelo Buss é como se fosse um aluguel.
Os valores correspondem a 10% da renda familiar dos beneficiários.
Ouça abaixo a entrevista completa: