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Coordenadores regionais e agentes externos de educação participam de imersão na Seduc

6 de setembro de 2019

Uma semana de imersão, com conhecimento e troca de informações sobre o funcionamento da Rede Pública de Ensino. Desde o dia 2 de setembro, quando tomaram posse, até esta sexta-feira (6/9), os 30 coordenadores regionais de educação e os três agentes de gestão, ligados à Seduc, estiveram na Secretaria participando de treinamento, e conhecendo os departamentos, coordenadorias e diretorias.

Na segunda-feira, 2 de setembro, após o evento no Palácio Piratini, foi o momento das apresentações e compartilhamento de trajetórias. O secretário da Educação, Faisal Karam, apresentou a equipe do gabinete, os diretores, e um panorama da educação pública no Estado.

“Vocês integram a terceira maior rede de ensino do país. Precisamos estar unidos. Mais de 900 mil alunos dependem do nosso trabalho e do nosso esforço. Alinhamento e transparência são essenciais”, declarou.

Ainda durante a segunda-feira, a equipe da Aliança, organização que atuou na escolha dos profissionais, ouviu avaliações sobre o processo seletivo. “Foi um momento bastante rico e penso que temos aí um grupo que será capaz de conduzir com segurança as transformações necessárias na educação do Estado”, destacou Clarissa Malinverni, coordenadora de gestão pública na Fundação Lemann.

A Casa Civil também teve um momento de fala, em que foram abordadas questões relativas à Ouvidoria e o Canal Denúncia. Após, pontos importantes sobre relacionamento com a imprensa, gestão de crises e redes sociais foram trabalhados pela equipe da Assessoria de Comunicação da Seduc.

Na terça-feira, 3 de setembro, a pauta contou com o Departamento de Apoio aos Municípios (DAM), a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) e o Departamento de Recursos Humanos. Os projetos especiais (Cipave, Escola Melhor, Jergs e Escola Aberta), Assessoria Jurídica e Procuradoria Jurídica também foram detalhados. “A imersão é fundamental para conhecer os setores, competências e fluxos não só da Seduc, mas principalmente das coordenadorias. A interlocução com os profissionais na Seduc, bem como com os colegas que já atuam ou atuaram nas CREs, é muito relevante. Entendo que a continuidade desse alinhamento é indispensável para que possamos avançar na qualificação do trabalho, melhorando os índices educacionais e otimizando os recursos públicos” avalia Carine Imperator Weber, nova coordenadora regional da 7ª CRE (Passo Fundo).

A quarta-feira, 4 de setembro, foi dia de conhecer as instalações da secretaria, no Centro Administrativo do Estado, e conversar com quem atua nos espaços. Também foi a data de lançamento do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, no Palácio Piratini. No turno da tarde, ocorreu um treinamento sobre liderança e gestão com a equipe da Aliança; uma imersão no Departamento de Logística e uma conversa com o Conselho Estadual de Educação. “Vejo esse momento como a construção de uma nova caminhada, com novas ideias, e a participação com um foco único”, disse a coordenadora da 12ª CRE, Vera Almeida, que reassume o cargo.

Dinâmica para o trabalho colaborativo

Na quinta-feira, dia 5, pela manhã, os novos coordenadores regionais participaram de um Ideathon com a equipe do Centro de Gestão Integrada (Cegin). A dinâmica, que busca promover a colaboração e o trabalho em equipe, agradou aos participantes. “Foi muito importante para desenvolver nossas habilidades de gestão. Aprendemos sobre gestão de rede, trabalho colaborativo e cumprimento de metas, o que dará muita qualidade ao ensino do RS”, avalia o novo coordenador da 16ª CRE (Bento Gonçalves) Alexandre Misturini. A atividade foi ministrada pelo professor da Ulbra e diretor de inovação da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, Márcio Machado. À tarde, o Departamento de Educação apresentou o trabalho na área pedagógica, e o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, apresentou o planejamento estratégico do governo.

E nesta sexta-feira, 6 de setembro, o Departamento de Planejamento apresentou metas e objetivos de gestão, seguido, por fim, do Departamento Administrativo, que focou em obras nas escolas. A semana de imersão se encerrou com a assinatura do Termo de Compliance pelos coordenadores, e uma confraternização com a participação da equipe envolvida no projeto.

Fonte: rs.gov.br