A Cotrisal, cooperativa com sede em Sarandi, vai assumir unidades da Cotrimaio, sediada em Três de Maio. O contrato de locação foi oficializado na última sexta-feira. A perspectiva é que até a próxima semana seja feito o anúncio se a Cotrisal vai alugar todas as estruturas ou parte das unidades da Cotrimaio. Em caso de assumir algumas unidades, haverá detalhamento de quais estruturas.
Mais próximo a Ijuí, a Cotrimaio possui unidades em Pejuçara e Boa Vista do Cadeado. Porém, a Cotrisal anunciou que na segunda quinzena de novembro deste ano vai passar a atuar em 12 municípios na região, com 18 pontos de recebimento de grãos.
Haverá comercialização nas áreas de insumos e produtos agrícolas, agropecuária, rações, leite, além de consultoria técnica aos agricultores. A ideia é que ao alugar estruturas, a Cotrisal efetue pagamento das dívidas que a Cotrimaio tem com os associados, por exemplo, referente à soja e trigo entregues pelos produtores. Na unidade de Pejuçara, associados informam que há alguns meses não conseguem comercializar os grãos com a Cotrimaio.