Busca rápidaX

Criatec se destaca na consolidação de novos negócios e na promoção da inovação e do empreendedorismo

18 de fevereiro de 2025

Reconhecida como um importante centro de apoio a novos empreendimentos, a Criatec da Unijuí vem se destacando, ano após ano, não apenas na consolidação de novos negócios, mas também na promoção de eventos que buscam promover a inovação e o empreendedorismo na região.

Conforme relata a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, somente em 2024, mais de 4,5 mil pessoas foram sensibilizadas por meio dos eventos promovidos nos municípios de Ijuí e Santa Rosa, onde a Incubadora possui suas sedes. Ao todo, no ano passado, 27 empresas participaram do programa de incubação, 31 empresas do programa de graduação, 10 empresas se mantiveram associadas e oito empresas foram criadas. Além disso, três importantes parcerias foram firmadas: em Santa Catarina, com a Bridge Aceleradora; em Ijuí, com o Sicredi das Culturas RS/MG; e em Campina Grande, com o Centro de Competências da Embrapii Virtus CC.

“A cada ano, a Criatec reforça o seu posicionamento com relação ao apoio dado à criação e ao desenvolvimento de startups. O papel da Incubadora é fundamental porque ela atua da ideia à consolidação do negócio, oferecendo infraestrutura física e tecnológica, uma qualificada rede de apoio e o acesso a recursos por meio de editais públicos e também de investidores, sempre buscando facilitar a jornada do empreendedor, que não é fácil, mas vale a pena”, destacou Maria Odete Palharini.

Vale lembrar que o programa de pré-incubação inicia-se em março e permanece aberto ao longo do ano. Ele é destinado às pessoas que têm uma ideia de negócio e que necessitam de apoio para elaborar o planejamento, testar e validar o modelo de negócios. Já o programa de incubação,voltado a quem já tem um modelo de negócio validado, conta com o lançamento de editais em três momentos durante o ano.

Ainda sobre os destaques de 2024, Maria Odete aponta a premiação no programa HA.IA; a obtenção de financiamento para o desenvolvimento da plataforma de incubação virtual e a implementação do ecossistema corporativo de inovação aberta da Região Noroeste e Missões, através do Startup Lab, que teve a adesão de 11 empresas e seis cooperativas, o lançamento de 31 desafios e a apresentação de mais de 30 soluções.

“No que tange ao impacto social e ambiental, tivemos, em 2024, o recolhimento de 135 toneladas e 583 kg de materiais reciclados. Além disso, conseguimos atender 57 famílias de catadores, sendo que 22 crianças têm seu desempenho escolar acompanhado e são reconhecidas pelo esforço”, completou a coordenadora.

Para este ano, destaca Maria Odete, o objetivo é trabalhar na implantação da plataforma de incubação virtual. Serão retomadas as atividades da Itecsol  e um novo programa de monitoramento da maturidade dos empreendimentos deverá ser lançado.  A Criatec busca, ainda, aprovar um projeto e angariar recursos para modernizar sua infraestrutura e serviços.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unijuí