Criminosos assaltaram a agência do Sicredi de Vale Verde no início da tarde desta quinta-feira (8). O município possui cerca de 3.200 habitantes e fica próxima à Santa Cruz do Sul. Conforme informações preliminares, clientes e funcionários foram feitos reféns e obrigados a formar um cordão humano em frente ao banco, que fica na Avenida Assis Brasil. Os bandidos estariam armados com fuzis e fugiram em direção a Porto Alegre.
Em entrevista concedida ao repórter do portal Folha do Mate, um dos reféns – que prefere não se identificar -, disse que estava dentro da agência quando o segurança do local informou que um assalto estava ocorrendo. “Vi os ‘caras’ encapuzados e atirando. A gente correu pro banheiro e trancou a porta”, conta. Logo em seguida, os criminosos bateram na porta e pediram para que as pessoas saíssem da agência bancária. “Eram cinco e estavam fortemente armados”, acrescenta.
Em frente ao banco, os criminosos pediram que os homens tirassem a camisa e colocassem a mão na cabeça. Segundo informações do refém, dois assaltantes ficaram próximo ao cordão humano, enquanto os outros três estavam dentro da agência. Ninguém ficou ferido.
A mesma agência foi duas vezes alvo de bandidos em 2016. No dia 4 de julho, os ladrões explodiram os caixas eletrônicos pouco depois da meia-noite. Mesmo com a destruição causada pela explosão, os criminosos não conseguiram acessar o compartimento onde fica o dinheiro. Já no dia 2 de setembro, sete pessoas foram mantidas reféns durante um ataque ao mesmo banco. Cinco homens encapuzados chegaram em frente à agência em um veículo Sandero, logo após a meia-noite. Os bandidos usavam armas longas. Suspeitos de integrarem o bando foram presos pela Polícia Civil ainda durante a madrugada daquele dia em Venâncio Aires e Lajeado, no Vale do Taquari.