Busca rápidaX


MANCHETES

Curiosidade: conheça a “Gata Preta” carro oficial dos prefeitos de Ijuí entre 1952 a 1965

13 de julho de 2023

Você sabia? A ‘Gata Preta’ era o carro oficial dos Prefeitos de Ijuí entre 1952 a 1965. Tratava-se dum automóvel Mercury Sedan, da FORD, ano 1948, quatro portas, de cor preta – pomposamente chamada por revistas de “Black Mercury”. Era considerado na época o carro “símbolo nos Estados Unidos”.
Em Ijuí era o carro mais bonito, mais luxuoso e o mais cobiçado por homens de poder e de dinheiro. Onde quer que chegava, despertava enormes atenções. E mais ainda quem dele saía, tal o glamour que o envolvia. Para se ter uma ideia, em todo município houve apenas mais três Mercury pertencentes a Franklim Thomé da Cruz, Atílio Berno e família Noronha.

O que pertenceu à prefeitura serviu aos prefeitos Ruben Kessler da Silva, Lothar Friedrich, Beno Orlando Burmann, Eugênio Michaelsen (terminou o mandato de Burmann) e Walter Müller (que o leiloou em 1965).

A Gata Preta foi comprada Zero Km por Ruben Kessler da Silva no início da sua administração, em 1952, com a finalidade de servir como carro oficial do Prefeito. A compra visava levar um alívio financeiro a Leopoldo Hepp, dono da Revenda FORD em Ijuí, que como Presidente da SOGI – que estava em construção – tinha empenhado muitos recursos próprios que o levaram a uma situação difícil. Kessler da Silva, ciente da sua situação, decidiu ajudá-lo com a compra da Gata Preta, já que o Gabinete precisava de um automóvel.
Embora tendo sido adquirida em 1952, na condição de Zero Km, a Gata Preta foi fabricada em 1948, nos Estados Unidos. O tempo da demora explica-se em razão das dificuldades subseqüentes à 2ª Guerra Mundial, aliado ao tempo necessário ao transporte de navio e à importação.

O que desperta curiosidade é a origem do apelido Gata Preta para um carro Mercury, da FORD. Segundo vários entrevistados o apelido deve-se ao fato do carro ter desenhado no painel uma gata preta, cujo desenho deixou de existir em modelos de 1949 em diante. A partir deste desenho é que o automóvel passou a ser tratado por motoristas e mecânicos da garagem municipal por Gata Preta.

Texto elaborado a partir de informações fornecidas através do grupo Ijuhy de Antigamente. 

Fonte: Ijuhy de antigamente