Busca rápidaX


Defesa Civil de Pejuçara orienta população após estragos por temporal

19 de novembro de 2023

Até o momento, a Defesa Civil de Pejuçara atendeu 35 residências que tiveram danos em razão do temporal de quarta-feira à noite. Houve granizo e fortes ventos. Os imóveis receberam lonas para cobertura emergencial.

O responsável pela Defesa Civil no município, Francis Bisognin, explica que o problema ocorreu em vários pontos da cidade, ainda comunidades de Cambará e Rincão de Jesus, área rural. Algumas famílias fizeram o conserto de telhados por conta próprio e esse número não entra na lista de 35 imóveis atendidos pela Defesa Civil. Além disso, várias árvores caíram em ruas, estradas e até sobre muros. Francis observa que no geral os prejuízos em imóveis não foram grandes. Apenas uma casa teve o telhado totalmente perdido e os três integrantes da família estão em residência de familiares no momento, ou seja, uma família desalojada.

A ponte sobre o rio Cambará, na estrada entre Pejuçara e Cruz Alta, está interditada, pois a água do rio passa por cima da estrutura. Ainda não tem como definir o montante de prejuízo financeiro em Pejuçara pelo temporal. Na agricultura, especialmente em Rincão de Jesus, foram contabilizados danos consideráveis, principalmente, em lavouras de milho. Os agricultores precisam procurar a Emater para informar as perdas.

O chefe da Defesa Civil de Pejuçara acredita que a prefeitura vai decretar situação de emergência, diante disso, a importância dos laudos da Emater e administração municipal. Famílias de casas atingidas e que precisam de telhas ou outros materiais devem comparecer na secretaria de Assistência Social.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí