Busca rápidaX


MANCHETES

Dengue: contaminação em massa acende alerta para lixo descartado incorretamente no bairro Alvorada

24 de maio de 2023

Com 2.427 casos de dengue confirmados, Ijuí é o município gaúcho com maior incidência da doença. Alguns casos são mais críticos e em determinados pontos da cidade, a infestação é maior. A rua Silvio Romeiro, à beira-trilho, no bairro Alvorada, é um exemplo de infestação, por exemplo, já que basta uma recorrida rápida pelas redondezas para descobrir pelo menos um morador por residência que tenha contraído a doença. Alguns deles, como a dona de casa Delci Cardoso, pela segunda vez. 

O líder comunitário João Carlos Fernandes, popular Gringo, acredita que a incidência de casos se deva ao acúmulo de lixo na linha ferroviária. No local, é possível encontrar pneus velhos, cheios de água, garrafas de bebidas, potes, recipientes plásticos e diversos outros materiais, descartados ilegalmente por moradores locais e de outros bairros. “Por isso começamos a convidar moradores para limpar os pátios. Eu ajudo, sem problemas. O importante é auxiliar para que a doença não se prolifere mais”, disse João. 

A esposa dele, Delci Cardoso, contraiu a dengue pela primeira vez há cinco anos, quando teve poucos sintomas. “Na primeira vez eu tive as manchas vermelhas e o que parecia ser uma gripe forte. Na última vez, foram muitas dores, tantas que não conseguia dormir”, relata. Para ela, os sintomas são os piores que já sentiu. “Eu nunca tinha ficado tão mal, com dores e febre, coceira pelo corpo e indisposição”, disse. 

Também moradora local, Rosi Santos conta que o neto de 15 anos contraiu a doença e que evita acumular água, temendo pela proliferação. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí