Busca rápidaX


Dia D contra a dengue acontece neste sábado e municípios da região conscientizam população

2 de março de 2024

Hoje, em todo o Brasil, acontece o Dia D de Combate à Dengue. O objetivo é realizar ações para eliminar ou evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a febre chikungunya e o zika vírus.

Em Pejuçara, a secretária de Saúde, Eliana de Moura Lopes, solicita que os moradores aproveitem este sábado para eliminar possíveis focos do inseto, por exemplo, não deixar água parada. Entre os problemas encontrados em Pejuçara estão o aumento de larvas e infestação do mosquito, além de água parada.

Já em Coronel Barros, a secretaria de Saúde pede que hoje a população verifique recipientes que possam acumular água, eliminem criadouros do Aedes aegypti e conscientizem vizinhos e familiares sobre a importância da prevenção.

Em Ijuí, o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezeta, explica que nesta semana começou roteiro por escolas do município em que profissionais da prefeitura fazem conscientização de estudantes sobre o perigo da dengue e medidas de prevenção. O mesmo acontece em ambulatórios. Além disso, ocorre eliminação de focos do inseto, também aplicação de larvicida onde é necessário.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí