Busca rápidaX


Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Ijuí e região

12 de abril de 2024

Neste sábado (13), acontece em todo o país o Dia D da vacinação contra a gripe (influenza). Nesta primeira etapa da campanha, a imunização é destinada aos grupos prioritários. Em Ijuí, todas as Unidades de Saúde com Salas de Vacinas estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A orientação é que a população procure a sua sala de referência, portando documento de identificação e caderneta de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários são:

• Crianças de 6 meses a menores 6 anos;
• Gestantes e puérperas;
• Idosos a partir dos 60 anos;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Povos indígenas;
Pessoas em situação de rua;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos);
Professores dos ensinos básico e superior, trabalhadores portuários, da saúde e do transporte rodoviário coletivo, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros e funcionários do sistema de privação de liberdade.

No caso dos profissionais, é preciso comprovar a ocupação com crachá, contracheque ou outro documento que possa identificar o trabalhador. Pessoas com doenças crônicas também devem apresentar documentação específica que comprove a condição clínica, com receita ou atestado médico.

Demais cidades da região também estarão mobilizadas na realização do Dia D da vacinação contra gripe. Confira horários e locais de atendimento divulgados por municípios da região:

Ajuricaba: das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Posto 2

Catuípe: das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Unidade de Saúde do Centro.

Bozano: das 8h às 17h, no Centro Municipal de Saúde (CMS).

Panambi: das 8h30 às 16h30, nas ESFs Arco Íris, Alto Paraíso, Alves Kläsener, Centro, Esperança, Fensterseifer, Interior, Italiana, São Jorge, Doze de Outubro, Piratini, Zona Norte e UBS Armindo João Stahlhofer.

Santo Ângelo: das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, Praça Leônidas Ribas (Praça do Brique), UBS do Bairro Pippi e ESFs dos bairros Aliança e Subuski.

Cruz Alta: das 09h às 17h, na UBS Benjamin Nott, ESFs Toribio Verissimo; Abegay; Alvorada; Santa Rita; Brum; Jardim Primavera; Vila Nova; São Genaro, Centro e Unidade Móvel na Praça da Erico Verissimo (Matriz), em caso de chuva as vacinas serão aplicadas no Centro de Saúde da Mulher e da Criança.