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Divulgado Imers de Ijuí, referente a avaliações de estudantes de escolas municipais

19 de novembro de 2024

O Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) apresenta avanço na média de todos os municípios do Estado, conforme dados divulgados nesta terça-feira, 19, pelo governo estadual. As informações são relativas a 2023 e foi o segundo ano de avaliação. O marcador atingiu 63,44 no ano passado, enquanto em 2022 foi de 59,79.

Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, o Saers.

O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia, ainda, o rateio de parcela do ICMS distribuído aos municípios.

Em Ijuí, em Português, 35,32% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental tiveram desempenho avançado na avaliação do ano passado, contra 26,41% de 2022. Com aumento do desempenho avançado, houve redução nos índices de performance adequado, básico e abaixo do básico. Além disso, ano passado, 6,75% dos alunos do 2º ano não fizeram a prova de Português, contra 8,47% em 2022.

Já referente à Matemática 48,41% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental apresentaram desempenho adequado no Saers em 2023. Em 2022 esse índice ficou em 37,5%. Com desempenho avançado foram 26,98%, contra 26,21% de 2022. Os desempenhos básico e abaixo do básico diminuíram em 2023. Além disso, ano passado, 5,56% não realizaram a prova de matemática, contra 9,68% de 2022.

No que se direciona ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ijuí, o Saers em Português teve 37,94% dos alunos com desempenho avançado em 2023. Em 2022 foram 29,14%. O nível de desempenho adequado, por sua vez, ficou estável e os índices de desempenho básico e abaixo do básico diminuíram. 3,51% dos estudantes do 5º ano não realizaram a prova de Português; em 2022 foram 4,19%.

Em Matemática, ano passado 34,21% apresentaram desempenho adequado, contra 35,1% de 2022, no que concerne às provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul. Com desempenho avançado o índice subiu de 23,18% em 2022 para 28,95% ano passado. Os desempenhos básico e abaixo do básico reduziram. 3,73% dos alunos não efetuaram as provas de matemática ano passado, contra 4,86% de 2022.

Nos dados apresentados hoje pelo Estado, relativos ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Ijuí, em Português, ano passado, 40,91% tiveram desempenho básico. Em 2022 foram 44,23%. Com desempenho adequado foram 25,45% ano passado e em 2022, 31,09%. A performance abaixo do básico subiu de 8,65% para 12,73% em 2023 e o avançado passou de 4,49% em 2022 para 9,39% ano passado. 11,52% dos alunos não fizeram a prova em 2023, praticamente igual índice de 2022.

Em Matemática, no Saers do ano passado, referente ao 9º ano do Ensino Fundamental, com desempenho básico foram 45,45% dos estudantes e em 2022, 50%. O desempenho abaixo do básico ficou na casa dos 20% nos dois anos. Com performance avançada, o índice foi de 16,06% em 2023, contra 15,71% em 2022. Já o desempenho avançado subiu de 2,56%, em 2022, para 6,36% ano passado. Quase 12% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de Ijuí não realizaram as provas de matemática referente ao Saers em 2022 e 2023.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí