Busca rápidaX

MANCHETES

Dupla Grenal lança campanha “Jogando junto pela reconstrução do RS”

21 de maio de 2024

Foi lançada oficialmente, na tarde desta terça-feira (21), a campanha “Jogando junto pela reconstrução do RS”, iniciativa de Grêmio e Internacional. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, dos presidentes dos clubes, Alberto Guerra (Grêmio) e Alessandro Barcellos (Inter), além de outras autoridades.

“Em um dos momentos mais difíceis da história do Rio Grande do Sul, os dois clubes de futebol que representam a maior rivalidade do nosso país se unem em benefício de uma causa, uma causa que é muito maior do que o futebol, uma causa em benefício dos gaúchos, especialmente daqueles que foram atingidos pela tragédia das enchentes”, anunciou a apresentadora Alice Bastos Neves, durante a abertura do evento.

A ideia da campanha surgiu a partir de uma conversa entre os presidentes dos dois clubes. “Entendendo um pouco a tragédia, vimos que ela se divide em pelo menos três etapas: a etapa da emergência, dos resgates, acolhimento nos abrigos; depois uma segunda etapa, quando as pessoas começam a voltar para suas casas, da limpeza, restauração; e uma terceira etapa, obviamente mais longa e muito mais cara, da reconstrução. Em função disso, esse projeto se focou nesta terceira etapa, entendendo que toda a ajuda para o Estado não será suficiente, e nós, como líderes de torcidas como Grêmio e Inter, não poderíamos estar de fora“, afirmou o CEO do Grêmio, Márcio Pinto Ramos.

Os clubes elencaram quatro formas das empresas contribuírem com a campanha:

– Doação direta para famílias: produtos e/ou insumos doados diretamente para famílias necessitadas reconstruírem suas moradias;

– Doação direta para pequenas e médias empresas: produtos e/ou insumos que viabilizem a retomada da atividade produtiva; 

– Concessão de desconto, crédito e benefícios: produtos e/ou insumos que possam ser adquiridos para retomada da atividade produtiva;

– Contribuição financeira: valores em dinheiro doados para entidades homologadas que farão direcionamento para viabilizar a retomada produtiva.

Como contrapartida, Grêmio e Internacional oferecerão visibilidade a essas empresas, através de pacotes com espaço progressivo e proporcional ao volume de investimento, incluindo posts nas redes sociais dos clubes, marcas nas coletivas de imprensa, vídeos de agradecimento de atletas e marca nas camisas de jogo.

O futebol brasileiro também já está sendo mobilizado pela campanha. “Além da dupla Grenal, todos os clubes foram convocados e já manifestaram muito da sua intenção de estar conosco nessa campanha, da forma que for possível”, destacou Giovane Zanardo, CEO do Internacional. Entre as iniciativas sugeridas para os demais times estão a braçadeira de capitão, faixa de campo, mobilização nas redes sociais e engajamento de seus patrocinadores.

Como pontapé inicial da campanha, já foram viabilizados R$ 28,4 milhões. A distribuição dos recursos será feita diretamente pelas empresas aderentes à campanha para iniciativas privadas e/ou públicas de sua escolha, sem a gestão de valores por parte dos clubes, garantindo maior transparência e agilidade no processo. Para as empresas que não tenham escolhido uma iniciativa, a entidade indicada pela dupla Grenal é a Central Única das Favelas (Cufa). Pessoas físicas que desejam participar da campanha, podem realizar a doação para o PIX da Cufa, através da chave [email protected] (email).

O governador do Estado, Eduardo Leite, parabenizou os clubes por transformarem a rivalidade entre os times, que é conhecida nacionalmente e até mesmo mundialmente, em uma união e soma de esforços em favor da população atingida pelas enchentes. “É um gesto exemplar, admirável, que tenho certeza vai inspirar muitas pessoas”, ressaltou.

Fonte: RPI