O edital que vai conceder a operação dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo à iniciativa privada deve ser publicado ainda em janeiro. A expectativa é da Secretaria Estadual de Parceria Público-Privada (PPP), que informou que o projeto encontra-se em trâmites internos na área técnica.
Segundo o secretário da pasta, Pedro Maciel Capeluppi, o processo já passou pelas análises do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e foi aprovado pela Secretaria de Aviação Civil do governo federal.
O consórcio vencedor da licitação deve administrar os dois terminais por 30 anos e investir mais de R$ 102 milhões para qualificar a infraestrutura e a operação nos locais. Em contrapartida, o Piratini vai aportar R$ 29 milhões para viabilizar obras do terminal de passageiros, pista de táxi e pátio de aeronaves dos dois terminais.
A concessionária deverá realizar as melhorias nos primeiros três anos de parceria. Segundo dados da Infraero, de janeiro a novembro de 2023, 219.158 passageiros passaram pelo Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, enquanto 57.169 utilizaram o Aeroporto Sepé Tiarajú, de Santo Ângelo.